15 de jun. de 2007

Rio de Janeiro - Descrição de 1845

Por Miguel Antonio Heredia de Sá - Em Algumas reflexões sobre a cópula, o onanismo e prostituição no Rio de Janeiro (tese) Typ Universal de Laemmert, 1845.
( Em O medo na cidade do Rio de Janeiro, de Vera Malaguti Batista – ed. Revan 2003 )

Situado quase debaixo do tropico de Capricornio e proximo a escapar-se á zona torrida, em a extremidade de uma extensíssima campina representando o fundo de uma bacia, circundada por vasta cadeia de elevadas serras, mananciaes inexhauriveis de copiosissimas aguas, jaz edificada a cidade do rio de Janeiro. Seu solo é baixo, elevando-se nos lugares mais altos a 11 palmos apenas acima das marés altas, humido e perfeitamente impregnado d´agua; sua atmosphera não renovada e constantemente saturada de vapores aquosos, miasmas paludosas, hydrogenio carburetado, e de muitos principios deleterios. Os morros de S. Bento, Conceição e s. Diogo, que correm na linha de Leste a Nordeste, Norte e Noroeste; e os ventos vespertinos, mareiros, mais fortes, que soprão do sul, suduéste e suéste, se embatem em os morros do Castelo, Santo Antonio e a cordilheira de Santa Tereza. O clima indefinivel, estações confundindo-se sem se extremarem constante de temperatura, descendo ou subindo o thermometro em poucas horas oito a dez gráos, não abaixando mais contudo alem de sessenta gráos (F). As ruas estreitas, seguindo a direcção, as principais de Leste a Oeste, banhadas de manha e de tarde pelo sol, crusadas por canos de esgoto, muitas immundissimas com pequena ou nem uma elevação acima do nivel do mar. Casas de pequenas frentes, grandes fundos, nada ventiladas, e formigando de habitadores. Praias immundissimas. Templos atulhadissimos de cadáveres.
Resulta pois que a atmosphera impregnada de principios deleterios, de gazes nocivos, o ar degenerado, não pode se prestar convinhavelmente a respiração, e que a hematose e imperfeita, e o sangue depauperado de principios vivificadores. A grande quantidade d´agua que sob a forma de vapores satura a atmosphera, que não achando esgoto pelo nenhum declive do solo se há evaporado, concentrado e retendo os raios caloriferos produz uma temperatura elevadissima, que enlanguece os corpos, entorpece as funcções pelo extremo suor constante e excessiva excitação do sistema cutaneo. Os pulmões não permeados perfeitamente pelo ar, visto seu peso ser menor pela grande rarefacção atmospherica, e por causa dos vapores aquosos, são anormalmente excitados pelo brusco abaixamento de temperatura, que condemnsando mais o ar atmospherico obriga-os a uma respiração forte e enriquecida de oxigenio fazendo convergir para ahi as forças vitaes, que o demasiado calor e da humidade fazem predominar os sistemas muscular e as forças digestivas, empobrecendo o systema arterial e predominando o venoso, maxime a veia porta, onde a extasis congestiva do sangue predispõe ou antes determina a disposição hemorrhoidaria. As emanações miasmáticas exhaladas dos pantanos existentes mal aterrados, e as que vem acarretadas pelos ventos terraes, produzem as affecções intermitentes tam abundantes.
A constituição physica dos habitadores d´esta aliás bellissima cidade não pode permanecer refractaria a acção morbifica de agentes tam desorganizadores. Seu physico e seu moral são, permitta-se-nos a phrase, entorpecidos por causas tam elanguescentes. O temperamento limphatico, nervoso e melancolico são os predominantes; e as afecções cutaneas, as intermittentes, as pulmonares, sobre todas a tisica ; sim, a tisica, essa enfermidade devastadora pesa sobre nos, terrivel como a ira do senhor, e legada como um anathema de exterminio de geração a geração, decíma os Fluminenses, encarnecendo dos esforços desesperados da sciencia, e desanimando os mais incansaveis medicos, que amerceando-se da humanidade, embalde se esforçam a fazer para este flagello horrivel, que a cada momento enluta as familias, roubando-lhes prendas mais caras”.

Nenhum comentário: